domingo, 4 de agosto de 2013

Apanhadores de Sonhos

Olá  :) 
Vim hoje partilhar uma coisa que adoro com vocês a história dos apanhadores de sonhos :) 
São uma coisa que eu adoro e a sua história é simplesmente fantástica! 

Filtro dos sonhos, espanta-espíritos, apanhadores de sonhos (em inglês dreamcatcher) é um amuleto da cultura indígena  ojibwa(ou chippewa), que consiste num aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são pendurados vários fios, formando uma teia de aranha, propositadamente  irregular na sua forma, segurando algumas penas e/ou outros pequenos objetos de signifcado pessoal especial.

Lenda e Origem 

Diz a lenda que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos.
 A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueisabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias se dissipavam.
Apesar dos catasonhos terem originado entre o povo  Ojibwa Nation durante o período do Movimento Panameríndio(ou the Pan-Indian Movement, em inglês) das décadas de  1960 e  1970, esses objetos foram adotados por muitos outros grupos e nações indígenas da América do Norte, sendo considerados um  símbulo de união e de confraternização entre os póvos ameríndios do norte do continente.
 Muito embora certos indivíduos e coletivos indígenas tenham expressado a opinião de que houve uma super-comercialização desse objeto, e que o catasonhos carece a devida autenticidade para poder servir de emblema geral aos povos originais da terra.



4 comentários:

  1. Eu tenho um no meu quarto *-* e gostava de fazer uma tatuagem de um apanhador de sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mônica eu tambem tenho um no meu quarto e adorava mesmo ter a tatuagem de um quem sabe um dia :) quem nao ia achar piada é o meu pai ele odeia essas coisas enfim sao mensalidades e eu tenho de respeitar

      Eliminar
  2. eu ando há já algum tempo para ter um... mas ouvi dizer que tem de ser oferecido... não sei se é verdade ou não mas uma coisa e certa são lindos... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Annie os três que tenho fui eu que ofereci a mim mesma! Por isso se gostas e vires algum que combine contigo compra e oferece a ti mesma.

      Eliminar

Deixa a vossa opinião os comentários são públicos e sempre serão, a tua opinião é muito importante para mim pois és tu que fazes o blog crescer e eu ter motivação para continuar. Se tiveres blog deixa o link no comentário para que eu possa retribuir a visita, o comentário e possa seguir o teu blog. Obrigada pela visita!